Ambos testes exigem bom conhecimento da língua, então realmente é difícil apontar um como sendo mais fácil que o outro. Apesar disto, os testes são bem diferentes quanto ao formato, então cabe ao candidato analisar os testes e escolher aquele que ele ou ela (imagina que) teria mais facilidade.
A estrutura do TOEFL é a seguinte:
-Reading - entre 60 e 80 minutos, 36 a 56 questões, 3 ou 4 textos
-Listening - entre 60 e 80 minutos. 34 a 51 questões, ouvir palestras, discussões em sala e aula e conversas
-Intervalo de 10 minutos
-Speaking - 20 minutos. 6 questões, 2 sobre assuntos pessoais, 2 que exigem ler um texto, ouvir uma gravação e responder uma questão relacionando os 2, e 2 que exigem ouvir uma gravação e responder uma questão.
-Writing - 50 minutos. 2 tarefas, a primeira ouvindo uma gravação e lendo um texto com uma questão que (normalmente) pede para relacionar os 2, a segunda uma redação nos mesmos moldes da nossa redação de vestibular (introdução, 2 ou 3 parágrafos de desenvolvimento e conclusão).
E a estrutura do IELTS é a seguinte:
-Listening - 30 minutos, 4 gravações, 40 questões.
-Reading - 60 minutos, 3 textos, 40 questões.
-Writing - 60 minutos, 2 tarefas, sendo que a primeira pede para descrever a informação contida em um gráfico, tabela ou algo do gênero, e a segunda pede um texto nos moldes da redação para vestibular.
-Speaking - 11 a 14 minutos, e é uma entrevista dividida em 3 partes, primeiro uma conversa mais informal, depois o candidato fala por até 2 minutos sobre um assunto e por último questões sobre este assunto que foi desenvolvido na segunda parte.
Então, os 2 testes tem 4 partes e contemplam todas as 4 habilidades (reading, listening, speaking e writing). Uma das grandes diferenças é que o TOEFL é quase todo com questões de múltipla escolha, já o IELTS exige que o candidato escreva as respostas de grande parte das questões em uam folha de respostas. Muitas das questões do IELTS exigem que o candidato responda com 'não mais que 3 palavras', ou até mesmo com 1 palavra só, e nestas questões, grafia errada é considerada resposta errada.
A grande vantagem do IELTS fica na parte de speaking. No TOEFL, o speaking é feito no computador, com um headset. O candidato recebe a pergunta e tem um tempo para preparar a resposta (15 ou 30 segundos, dependendo da questão) e depois tem o tempo para falar, marcado por um bip no início e um bip no fim. Isto dificulta muito, pois se a resposta for mal preparada e não preencher o tempo adequadamente, a pontuação pode ser baixa. Já o speaking do IELTS é uma entrevista presencial com um examinador, o que facilita muito em relação ao formato do TOEFL.
Com isso, é bom analisar bem a estrutura dos dois testes antes de optar por um ou por outro. Eu, particularmente, tenho tendência a simpatizar mais com a forma do IELTS, pois acho que essa coisa de ficar falando com o computador pode ser complicada, mas o TOEFL é objetivo, o que de certa forma facilita.