-Assistir filmes, séries ou desenhos em inglês: Para os iniciantes, até recomendo deixar as legendas em português, mas tentar realmente prestar atenção no que é dito. Num próximo passo, podemos mudar as legendas para inglês, e num terceiro passo, sem legendas.
-Ler um livro: A leitura ajuda bastante na aquisição de novo vocabulário e até na memorização de algumas estruturas gramaticais. Um livro adequado para o nível de aprendizado do aluno pode trazer grandes benefícios.
-Ler um livro em voz alta: A leitura em voz alta, além dos benefícios que a leitura traz em si, faz com que o leitor ouça a si mesmo. Pode ser um bom jeito de começar a desenrolar a língua.
-Duolingo: Recomendo bastante aos alunos, em especial aos iniciantes, este aplicativo chamado Duolingo. Tem para qualquer tipo de smartphone e é como se fosse um joguinho. Vale a pena conferir e brincar com ele por um tempo.
-Ouvir música lendo a letra: Ouvir música em inglês pode ser bem proveitoso também, apesar de algumas canções terem uma linguagem bem informal, com erros de gramática (que fazem parte da linguagem informal). Tem o site Vagalume que traz as traduções de muitas letras de música que pode ser bem útil.
-Jogar vídeo-game: Os jogos de vídeo-game podem ser bons aliados no aprendizado do inglês, uma vez que muitos deles trazem várias expressões que se repetem bastante. Alguns tem a linguagem bem complicada, o que pode ser difícil para alunos iniciantes.
-Praticar com um amigo: Provavelmente todo mundo tem um amigo ou familiar que também está aprendendo inglês. Então que tal sentar uma meia horinha pra comer alguma coisa e bater um papo em inglês?
-Seguir páginas em inglês no Facebook: É só procurar páginas relativas a interesses pessoais e seguir. Além do estudo, pode ser útil para aprender mais sobre estes assuntos.
-Falar consigo mesmo em inglês: Pode ser no carro, no chuveiro, ou onde for. Falar consigo mesmo em inglês nos força a formular frases e falar em voz alta. Ou se não quiser falar, somente formular as frases na cabeça já é uma forma de exercício que pode ser feita em qualquer lugar.
-Frequentar um bar que tenha uma 'noite do inglês': Muitos bares promovem uma noite na semana quando o pessoal vai lá pra falar inglês, fazer um quiz e/ou jogar algum tipo de jogo. É um bom jeito de exercitar o idioma até porque estes bares muitas vezes tem estrangeiros, apesar de ser mais difícil para quem é tímido.
Mas claro que aprender um novo idioma exige dedicação, persistência e disciplina. A regularidade e empenho nestas tarefas é essencial. O ideal seria tirar pelo menos uns 20 minutos (ou mais, claro) 2 vezes por semana (ou mais, claro) para exercitar a língua.